Conheça o ''Império de Vassouras'' um tour pela cidade!

Que tal uma visitinha? Uma ideia para um passeio maravilhoso!

Reunidos pelo grupo Vale do Café Rio, nomenclatura que reúne esses estabelecimentos para uma articulação em conjunto, são 10 fazendas históricas e estabelecimentos que exploram a multiplicidade cultural, racial e religiosa dos povos que habitavam a região do Vale do Café, representada pelas cidades de Piraí, Barra do Piraí, Rio das Flores, Valença e Vassouras durante a época do Império.

Agregando dois novos participantes que possuem propostas semelhantes, as atividades revelam a cultura não apenas da nobreza cafeeira, mas dos tropeiros, escravos africanos e índios, que construíram a história da região.

Cada local desenvolveu atividades que permitem o contato com a história através dos sentidos, seja através de saraus com representação do período histórico ou pratos que fazem releitura de banquetes da época, tendo como fio condutor os povos do século XIX.

O Vale dos barões

Os barões do café, grandes produtores rurais que enriqueceram e ganharam o respeito e privilégios da coroa, eram a representação do poder do Vale no século XIX. A arquitetura dos prédios, a decoração e requinte que os barões procuravam reproduzir, deixou grandes marcas no Vale do Café sendo relembradas através de alguns produtos turísticos.

A fazenda Alliança, que pertenceu ao Barão de Rio Bonito, está localizada em Barra do Piraí. Especializada em produção orgânica certificada, a fazenda investe em criação de búfalas e horta. A visita inclui o engenhoso sistema de lavagem de café e o terreiro de secagem construídos pelo antigo proprietário. A tulha reformada transformou-se em local para eventos, conservando a atmosfera original, e o lanche serve itens produzidos na fazenda que além das frutas, legumes e hortaliças, possui queijo, leite e linguiça de búfala.

O Tour da Experiência na Santa Eufrásia propõe o resgate do piquenique, uma prática comum nos dias de hoje, que chegou ao Brasil no reinado de D. Pedro II. Os visitantes são recepcionados pela proprietária e convidados a se conectar com a natureza, saboreando receitas da época.

O Vale dos Africanos

Os africanos foram os grandes responsáveis pela imensa produtividade das plantações de café do Vale do Café, já que eram a mão-de-obra existente naquele tempo. No século XIX a riqueza dos fazendeiros era medida pela quantidade de escravos que eles possuíam, e eles formavam a maior parte da população: a cada dez pessoas, sete eram escravos.

A Fazenda União, que funciona como hotel histórico, consegue reunir a vivência de época aliada ao requinte e conforto. A experiência da União acontece na área externa, à noite, quando em círculo formado por tochas o visitante participa de uma apresentação onde artistas com indumentárias de época apresentam-se inspirados nos cantos e danças dos negros das senzalas e cafezais, ao som de tambores e demais instrumentos. Mais tarde os convidados transferem-se para um jantar à luz de velas na ala mais nobre do casarão e saboreiam o cardápio dos antigos barões, unindo as iguarias estrangeiras e o tempero nacional.

No Hotel Santa Amália, em Vassouras, os visitantes serão recebidos por mucama do século XIX que contará histórias dos negros e nobres do ciclo histórico do café. Antes do jantar acontece uma apresentação de maculelê, gênero musical criado pelos negros no Brasil, tendo após um jantar temático servido por garçons vestidos como escravos africanos, contando histórias para uma experiência interativa com os turistas.

O Vale de todos os povos

O tour na Paraízo consiste num passeio pela propriedade centenária do Visconde de Ouro Preto e lanche na área da antiga tulha, onde os visitantes tem o privilégio de ver um exemplar raro de máquina de beneficiamento do café, produzida especialmente para o proprietário.

A pousada Brisa do Vale, em Ipiabas, desenvolveu experiência ligada aos hábitos e costumes de fazendeiros comuns e assim criaram um café da manhã em que o foco é a gastronomia da região com suas geleias, bolos, pães e outras guloseimas, possibilitando ao turista conhecer e apreciar os sabores locais, receitas que são tradicionais no Vale desde o século XIX.

A Casa do Manequinho, em Piraí, hotel e restaurante, inspirou-se em um produto local, a tilápia, que remete ao nome da própria cidade: “Rio dos peixes” para formular uma releitura da feijoada. O prato que nasceu no Brasil no século XIX, diferente do que se diz, contava no cardápio da elite, sendo as partes como orelha, pés e rabos, bastante valorizados.

Partindo para uma vivência manual, uma proposta da experiência na Florart, em Rio das Flores, o visitante é convidado a participar de uma oficina de bordado usando como tema imagens representativa do Vale do Café, unindo na atividade o aprendizado da técnica a um maior conhecimento da região, através de conversa sobre antigos costumes. Funcionando como centro de artesanato, a Florart promove geração de renda e disseminação da cultura local através da produção e venda de artesanato. A loja possui inúmeros itens feitos de tecido, taboa, madeira, barro e outros produtos.

Parcerias

Entre os novos participantes do grupo Vale do Café Rio estão a Cachaçaria Werneck e a Vila Hibisco Pousada e Apart, que se destacam pelo produto e serviço de qualidade.

A Vila Hibisco Pousada e Apart é um empreendimento recém-construído, localizado no coração da cidade de Vassouras, possibilitando passeios e visitas frequentes ao centro histórico preservado da “Princesinha do Café.

Grupo Vale do Café Rio e Tour da Experiência no Vale do Café

Barra do Piraí

Fazenda Alliança

Pousada Brisa do Vale (distrito de Ipiabas)

Fazenda Ponte Alta

Piraí

Casa do Manequinho

A visita à cachaçaria inclui passeio por todo sistema de produção, dando visibilidade ao alto padrão de qualidade, ao mesmo tempo que aproxima-nos da bebida, que é hoje um patrimônio cultural nacional. A cachaça Werneck foi premiada e inúmeras vezes representa a região em eventos locais e internacionais.

Mais:

Search By Tags
This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now