Michele Crispim é coroada como a vencedora do MasterChef


Chegou ao fim, na noite desta terça-feira (22), a quarta temporada do MasterChef Brasil, que coroou Michele Crispim como a vencedora. A catarinense superou Deborah Werneck em uma vitória rodeada por expectativas do público e levou para casa R$ 200 mil, R$ 1 mil em feiras por mês, uma bolsa de estudos de técnicas culinárias na escola Le Cordon Bleu, na França, e um kit de utensílios para cozinha como prêmios. A nova temporada da versão Profissionais estreia na Band no dia 5 de setembro.

carioca fez vieiras seladas com farofa de bacon, seguidos por lagosta com chuchu laminado e farofa de castanhas e um mil folhas de tangerina com farofa de pistache. Apesar de receber algumas críticas quanto ao resultado final dos pratos, ela foi elogiada. Já Michele apostou em tutano com crosta de cogumelo e farinha panko, cupim recheado com pupunha e purê de alho poró e tartar de frutas com baba de moça e tapioca, conquistando os jurados.

A sobremesa dela, no entanto, foi alvo de polêmica. A chef Bel Coelho, que já gravou participações no programa e é amiga de Paola Carosella, a acusou de copiar a receita. "Feio feio feio: Michele do MasterChef copiou receita da Bel Coelho na cara dura", comentou a jornalista Ailin Aleixo, ao que a cozinheira respondeu: "Sinto-me honrada de ser copiada, mas é feio não dar o crédito. Feio pra ela! E na final, a sobremesa deveria ser uma criação". No Instagram, Bel voltou a falar do assunto: "Vocês têm razão! Tenho que me sentir honrada de servir de inspiração".

Fiquem com a receita da sobremesa:

Preparação do Prato

Tartar tropical

100 ml de leite

100 ml de leite de coco

25 g de tapioca granulada

25 g de coco ralado

1 limão siciliano

Flores comestíveis

Açúcar

Baba de moça

100 ml de leite de coco

150 g de açúcar

50 ml de água

6 gemas

Modo de preparo

Hidrate a tapioca com o leite de coco e o leite fervidos. Misture com o coco ralado. Corte o abacaxi em cubos simétricos. Em um bowl misture os cubos de abacaxi com algumas gotas e as raspas de limão. Para a baba de moça, coloque o açúcar e a água em uma panela e leve ao fogo alto mexendo por um minuto. Deixe por mais cinco minutos no fogo médio até obter uma calda grossa.

Misture as gemas com o leite de coco, peneire e misture com a calda. Cozinhe em fogo médio mexendo sempre, sem deixar ferver até engrossar. Use a baba para adoçar a tapioca hidratada. Coloque o abaxai em uma peneira para tirar o excesso de líquido.

Monte o tartar em um aro. Primeiro o abacaxi, depois a tapioca hidratada e uma camada fina de baba de moça. Polvilhe uma camada generosa de açúcar por cima. Com um maçarico queime o açúcar, formando uma camada crocante. Finalize dispondo mais baba no prato e decorando com as flores.

Tempo de preparo

1 hora

Search By Tags