Escócia: Kilts, whishy e castelos

Quem pensa em Escócia, pensa logo em homens de saia, whishy e gaitas de fole, mas o país é muito mais do que isso. Um país com tradições fortes e lugares maravilhosos, a Escócia já foi cenário de filmes como Harry Potter, Coração Valente e da série Outlander. Combinando perfeitamente o mundo medieval e um mundo com uma vibe mais georgiana, a Escócia tem pontos turísticos que fazem qualquer um se apaixonar. Segue abaixo alguns dos lugares mais bonitos de lá e que com certeza vai fazer qualquer um querer visitar.

1 - Castelo de Edimburgo

O Castelo de Edimburgo é um dos pontos turísticos mais famosos e tradicionais da Escócia. Tendo uma posição privilegiada, no alto de uma montanha, durante sua estádia na cidade de Edimburgo você nunca o perderá de vista. Com vistas impressionantes de toda a capital e do Mar do Norte, o castelo também oferece outras atrações como o Museu Nacional da Guerra e as jóias da Coroa Escocesa (que são lindas e muito bem guardadas, por sinal).

Antiga morada da rainha Mary Stuart, prima de Elizabeth I, e de outros tantos monarcas, o castelo é uma atração imperdível na cidade de Edimburgo.

2 - Scotch Whisky Heritage Centre

Se você gosta de um bom whishy, não pode deixar de visitar o Scotch Whishy Heritage Centre. Ainda na cidade de Edimburgo, o prédio de arquitetura belíssima oferece um tour sobre a história do whishy e sobre como é feita mundialmente a bebida escocesa. Durante o tour, você também conhecerá os tipos diferentes de whishy que existem e até provar alguns, dependendo da entrada que escolher já que existem três tipos para o local, a partir de 12 libras.

3 - Glenfinnan - Viaduto de Glenfinnan - Glenfinnan monumento e o trem a vapor "Jacobite"

Vila Glenfinnan está situado a algumas milhas de Fort William, e é mais conhecido talvez pelo viaduto que faz parte do cenário do lendário filme Harry Potter e é por isso que a linha também é referida como "Linha Expresso de Hogwarts". Se você deseja ter uma visão completa do viaduto, precisa subir a colina logo atrás do centro de visitantes do monumento Glenfinnan. Se você planejar com antecedência e verificar os horários do Jacobite você pode ser capaz de ver o trem a vapor cruzando o viaduto as 11:20 ou 15:00 – uma visão “mágica” para os fãs de Harry Potter.

O trem Jacobite Steam é executado pela West Coast Railways, uma empresa sediada na Inglaterra que executa algumas outras linhas ferroviárias. Eles começaram a operar o Jacobite em 1995, mas só agora, à pouco tempo, que a linha ficou famosa, graças à popularidade dos filmes de Harry Potter.

A viagem passa por algumas das mais esplêndidas paisagens da Escócia. A partir de Fort William, ele viaja ao longo das margens do Loch Eil, pára por meia hora na estação de Glenfinnan (10:56 -11:25) e continua a Mallaig, onde há serviço de balsa para a Ilha de Skye.

O destaque da viagem é quando o trem atravessa o viaduto Glenfinnan, onde os passageiros tem uma vista deslumbrante do Monument Glenfinnan e Loch Shiel.

4 - Castelo de Eilean Donan

Localizado na Ilha de Shye, o Castelo de Eilean Donan foi cenário de inúmeros filmes como: Os Imortais, 007: O mundo não é o bastante e Elizabeth: The golden age. O castelo fica a 4 horas de distância de Edimburgo, mas com certeza vale a pena ir visitar.

O castelo do lado de fora, tem uma aparência mais antiga, enquanto no interior é muito moderno, pelo menos para um castelo do século XIII. A sala de estar, cozinha ou os quartos, estão como se pessoas ainda vivessem lá, eles recriaram cenas da vida diária de momentos que parecem, estarmos visitando a casa de uma avó escocesa. Os visitantes podem até mesmo ver um mural de fotos do aniversário de 70 anos de um membro do clã MacRae.

Entrada: 7 libras.

5 - Urquhart Castle e Loch Ness

Sobre um promontório no lago, em uma localização estratégica, o castelo em ruínas Urquhart é um dos mais visitados na Escócia sob as águas escuras do Lago Ness.

As Terras Altas da Escócia são ricas em histórias, e o castelo Urquhart, rodeado pela natureza e banhado em um dos lagos mais místicos do mundo, alimentou a lenda de Nessie e deu um grande impulso no turismo. Urquhart situa-se no coração das Terras Altas da Escócia e se estende ao longo de 37 km, com águas estreitas e escuras. O Loch Ness, um dos maiores lagos de água doce escocesa ao lado de Loch Lomond, tornou-se uma fonte de intriga e misticismo com a criatura marinha “Nessie” (besta mitológica para alguns; decepção para os outros )… cujo a lenda atravessou fronteiras, e hoje é um grande ímã turístico para os vales do Great Glen, que recebe muitos visitantes na área a cada ano. Mas foi em 1933, que a notícia da aparição de Nessie no lago Ness se espalham. Embora nunca houve evidência de Nessie, além de algumas fotos questionáveis, por décadas o mundo elabora teorias para explicar a existência de sombras e movimentos no Loch Ness.

O mistério, longe de desaparecer, promete continuar alimentando o turismo em Inverness e Loch Ness.

Fotos: retiradas do Google

Search By Tags