Livros: Três livros com mulheres fortes como protagonistas

Na literatura é comum ver garotos/homens como os heróis das histórias, aqueles que salvam o mundo e conquistam a mocinha no final. A figura masculina é sempre mais representada como o protagonista das histórias, temos como exemplo: Harry Potter, Percy Jackson, Frodo e seus amigos hobbits, entre outros que conhecemos bem.

Mas, apesar da maioria das figuras conhecidas e famosas do mundo literário serem homens, as mulheres vem ganhando cada vez mais espaço, e sem ser aquela menina que arranja um casamento maravilhoso com um homem rico, por mais que ela seja diferente da maioria das mulheres que o cara conheça (desculpa, Elizabeth Bennet e Anastácia, vocês continuam sendo ótimas).

Aqui vão três personagens femininas, do mundo literário, que além de serem um rostinho bonito também são guerreiras.

1 - Celaena Sardothien, Trono de Vidro - Sarah J. Maas (Galera Record).

Em Trono de Vidro, somos apresentados a uma protagonista que não é bem uma mocinha, na verdade, ela faz parte do grupo dos vilões. Celaena é uma assassina, e a melhor do reino de Adarlan. Porém, até os melhores podem ser pegos.

Celaena inicia sua história presa em Endovier, uma prisão do reino de Adarlan, mas recebe a proposta de representar o príncipe do reino em uma competição contra outros assassinos habilidosos, para ver quem será o Assassino do Rei. O livro mostra a tragetória da assassina na competição, onde todos são homens e todos a subestimam .

2 - Lia, The Kiss Of Deception - Mary E. Pearson (Darkside Books).

The Kiss of Deception, conta história de Lia, que é Primeira Filha da Casa Real, que decidiu fugir de um casamento arranjado que supostamente ia criar um acordo de paz entre dois reinos. Resgatar a princesa se torna a missão do príncipe escolhido e também de um assassino.

Lia durante a história passa de princesa para uma guerreira e uma líder digna, em meio as artimanhas dos dois rapazes que ela conhece. Bondosa e com uma mente preparada para o campo de batalha, Lia impressiona com o seu amadurecimento.

O livro também conta com outras personagens femininas fortes que complementam o casting feminino e não existe aquela rivalidade feminina para conquistar o mocinho. A disputa fica para o príncipe e o assassino, que tentam cumprir seus objetivos totalmente opostos.

3 - Mirabella; Katherine; Arsione, Três Coroas Negras - Kendare Blake (Globo Alt)

Três Coroas Negras, não tem uma mas três protagonistas fortes! Na ilha de Fennbirn, a cada geração nascem rainhas trigêmeas, cada uma com um dom especial. Mirabella é uma elemental, podendo controlar os elementos de acordo como queira, criando bolas de fogo ou tempestades. Katharine é uma envenenadora, sabendo manipular os venenos mais mortais. E Arsione é uma naturalista, seu dom permite fazer as plantas crescerem, fazendo a rosa mais vermelha do jardim florescer, e controlar até o mais feroz dos animais.

Só que a coroa não pode ter três rainhas. As irmãs tem de se enfrentam em um duelo mortal pela coroa, e elas são treinadas a vida inteira (cada uma em uma parte da ilha, separadas) para se encontrarem aos 16 anos nessa batalha mortal.

O livro tem um sociedade matriarcal, onde a Deusa é o símbolo que comanda a religião e crenças do lugar, e a Rainha é o símbolo de poder maior da sociedade. A história também conta com outras personagens femininas fortes que são aquelas que cuidam das três rainhas e seu desenvolvimento mágico.

Com tanta personagem incrível e forte é difícil escolher uma apenas para conhecer mais a fundo, mas com certeza vale a pena e cada uma delas tem um charme especial que cativa os leitores. E ai, qual delas vão conhecer primeiro?

Search By Tags